O Agente Secreto foi indicado em quatro categorias e leva país ao Oscar pela segunda vez seguida

Histórico! Pelo segundo ano consecutivo, o cinema brasileiro assegura seu espaço na principal cerimônia da sétima arte mundial. Na manhã desta quinta-feira (22), a Academia anunciou que o longa “O Agente Secreto”, do cineasta Kleber Mendonça Filho, concorrerá a quatro estatuetas na 98ª edição do Oscar. O desempenho da produção iguala a marca atingida por “Cidade de Deus” em 2002
, consolidando o atual momento de prestígio da cinematografia nacional no exterior.
- Confira a lista completa de indicações aqui!
“O Agente Secreto” foi indicado na categoria de “Melhor Direção de Elenco”, “Melhor Filme Internacional”, “Melhor Filme” e “ Melhor Ator” para Wagner Moura. As indicações representam mais um feito histórico para o cinema brasileiro, que já contou com a vitória de “Ainda Estou Aqui” na última edição. Com a disputa em quatro categorias, a produção de Kleber pode marcar a segunda vez seguida em que o país é vencedor da premiação.
A lista de indicados ao Oscar foi divulgada em um evento oficial realizado em Los Angeles, na manhã de hoje. Fãs e telespectadores podem conferir todos os indicados à premiação aqui.
‘O Agente Secreto’
O longa brasileiro tem conquistado o coração dos fãs de cinema desde o lançamento. Com o protagonismo de Wagner Moura, o filme tem levado o nome do país para as telas internacionais e contribuído ainda mais para a visibilidade do cinema nacional.
Ambientado na década de 1970, a produção narra a história de Marcelo, um professor universitário perseguido pela repressão da ditadura militar no Brasil.
Ele foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. Chegando bem na semana do Carnaval, ele logo descobre que está sendo espionado pelos vizinhos.
Além do protagonista Wagner, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Alice Carvalho, Udo Kier, Thomás Aquino e outros fazem parte do elenco. O filme chegou aos cinemas em novembro do ano passado.
Mineiros no elenco
Premiado em Cannes e no Globo de Ouro, o filme dirigido por Kleber Mendonça Filho conta com talentos mineiros tanto no elenco quanto por trás das câmeras.
Os veteranos Carlos Francisco e Wilson Rabelo, além de Laura Lufési, que faz sua estreia no cinema, contracenam com Wagner Moura em um elenco primoroso. Em outubro do ano passado, a Itatiaia conversou com os três, quando o filme ainda nem havia sido lançado.
Além deles, Fred Burle é um dos principais nomes que comandaram o filme, sendo um dos coprodutores de “O Agente Secreto”.
Quando será o Oscar 2026?
A cerimônia da 98ª edição do Oscar acontecerá no dia 15 de março de 2026, em Los Angeles, tradicionalmente no Dolby Theatre. A premiação costuma ser transmitida pela TV Globo mas a emissora ainda não confirmou a transmissão.


