Solenidade contou com discursos em tom de continuidade do atual trabalho, desenvolvido pelo prefeito Vittorio Medioli (sem partido), e de união dos Poderes
O prefeito eleito de Betim, Heron Guimarães (União Brasil), a vice-prefeita eleita, Cleusa Lara (PL), e os 23 vereadores escolhidos para a legislatura 2025-2028 foram diplomados em uma solenidade no auditório da prefeitura, nessa quinta (19). A cerimônia, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), foi prestigiada por centenas de pessoas.
Este é um momento em que a Justiça Eleitoral certifica o resultado da eleição de forma definitiva, passando para os eleitos o certificado para que eles apresentem na Câmara, no dia 1º de janeiro, quando ocorre a posse”, explicou o juiz da 319ª Zona Eleitoral de Betim, Adalberto Rodrigues.
De acordo com o TRE-MG, no diploma, consta o nome do candidato, a legenda partidária pela qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito – ou a classificação como suplente –, além de outros dados, de acordo com o critério do juiz ou do tribunal competente.
Durante a cerimônia, Heron Guimarães destacou em seu discurso que já se prepara para os desafios que irá enfrentar a partir do próximo mês, quando inicia, de fato, o seu mandato.
“Hoje é um dia muito especial, mas o que importa mesmo é a partir do dia 2, após a posse. Temos algumas prioridades, como a saúde, mas também desafios, como fazer uma nova licitação do transporte público, questões na assistência social e também olhar com carinho para as regiões da cidade que podem vir a ser impactadas pelas chuvas. Temos uma cidade a ser desenvolvida e um legado para ser defendido, que é o do prefeito Vittorio Medioli”, pontuou o gestor eleito.
Cleusa Lara, que entrará em seu segundo mandato como vice, também frisou as prioridades do governo e afirmou que manterá o legado de Vittorio. “Tenho a sensação de dever cumprido, mas também entendo que a responsabilidade de cuidar do município continua”, ressaltou.
Já o atual prefeito, que encerra seu segundo mandato consecutivo no Executivo, ponderou as principais conquistas do seu governo e disse acreditar que o trabalho positivo vá continuar com Heron e Cleusa. “As eleições privilegiaram um candidato da nossa coligação, tanto que ganhamos no primeiro turno, o que expressa o desejo marcante da população de continuidade deste governo”, frisou o administrador municipal.
Legislativo
Antes de os representantes da prefeitura receberam os diplomas, foi a vez dos 23 vereadores. No total, 15 deles foram reeleitos, sete iniciarão o primeiro mandato e um retornará ao Legislativo municipal depois de quatro anos.
O atual presidente da Casa, Léo Contador (Cidadania), discursou representando os parlamentares. Ele reforçou a importância de os Poderes Legislativo e Executivo caminharem juntos em prol do desenvolvimento do município.
“Hoje é um passo para iniciarmos os trabalhos do Legislativo e do Executivo. Novos vereadores estão chegando e um novo prefeito também. Isso traz a escolha da vontade popular, das mudanças que devem partir das pessoas que representam a nossa cidade nesses dois Poderes, trazendo melhorias para a cidade de Betim”, salientou Léo.
Posse
O próximo passo é empossar os eleitos, em cerimônia que ocorrerá no dia 1º de janeiro, às 18h30, no Clube Atlético Rodoviário. Os primeiros a assumir serão os vereadores. Em seguida, ocorrerá a votação da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025-2026. Depois, serão empossados o prefeito e a vice-prefeita.
A solenidade será fechada para convidados e autoridades, mas poderá ser conferida ao vivo em transmissão no canal oficial da Câmara Municipal de Betim no YouTube e também no Facebook.