Escuderia italiana apresentou o SF-26 nesta sexta-feira (23) e já realizou shakedown no CIrcuito de Fiorano

A Scuderia Ferrari revelou nesta sexta-feira (23) o SF-26, novo modelo da equipe para a temporada 2026 da Fórmula 1
. A apresentação foi realizada em um evento na cidade de Fiorano, na Itália.
O carro volta a ter a cor vermelha tradicional da Ferrari após um ano com um tom mais escuro. O layout ainda apresenta detalhes em branco na parte superior, com a cor preta nas asas dianteira e traseira.
Em 2025, o time italiano terminou o Mundial de Construtores na quarta colocação. Para a atual temporada, a Ferrari espera enfim encerrar o tabu de 18 anos sem título na Fórmula 1. A última vez que a escuderia foi campeã entre as equipes foi na temporada 2008.
Uma novidade nos bastidores da Ferrari foi a saída de Ricardo Adami do posto de engenheiro de corrida de Lewis Hamilton. Agora, Adami trabalhará ligado à Academia de Pilotos da equipe italiana.
Shakedown e parada inesperada
Ainda nesta sexta-feira, a Ferrari colocou o SF-26 em ação no Circuito de Fiorano para o primeiro shakedown (teste) na temporada.
O primeiro piloto a guiar o novo modelo foi o heptacampeão mundial Lewis Hamilton.
Nas primeiras imagens registradas do carro, foi possível ver a nova aerodinâmica ativa em ação. A partir desta temporada, os bólidos da Fórmula 1 poderão movimentar as asas dianteira e traseira ao longo da volta. Antes, a categoria tinha como mecanismo aerodinâmico o DRS, que era acionado apenas em determinados pontos da pista.
Todavia, apesar da empolgação, uma cena chamou atenção. Durante uma das voltas na pista de Fiorano, o SF-26 apresentou uma parada inesperada no meio do traçado.
Apesar da repercussão do registro, a imobilização do carro não passou de um ato calculado. Isto porque, o regulamento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) prevê que os bólidos podem percorrer apenas 15 km no primeiro dia de shakedown antes dos 200 km previstos para o “dia de filmagens” e testes privados.Segundo a Sky Itália, presente em Fiorano no primeiro dia de testes da Ferrari, Hamilton parou o carro, que foi recolhido pelos mecânicos, porque já havia percorrido tal quilometragem determinada pela Fia.
Testes de pré-temporada
Os carros da Fórmula 1 iniciam na próxima segunda-feira (26) os testes de pré-temporada para 2026, em Barcelona, na Espanha.
Posteriormente, os bólidos vão para a pista no Circuito de Sakhir, no Bahrein, para as outras duas baterias de testes.
Já o início oficial da temporada será no dia 5 de março, no GP da Austrália.


