Bolão deve ser reaberto em outro lugar, ainda não definido e sem data específica

O encerramento das atividades do Bar do Bolão
 no histórico casarão da Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, Região Leste de Belo Horizonte, surpreende clientes, trabalhadores e influenciadores da área da gastronomia. O anúncio do fechamento foi feito nesse domingo (19) na página oficial do bar no Instagram e também por Karla Rocha, uma das proprietárias do estabelecimento, que tem 64 anos de tradição, sendo 55 deles funcionando no casarão.De acordo com Karla, o Bolão deve ser reaberto em outro lugar, ainda não definido e sem data específica. “Será um novo local, um novo ambiente, mas com o mesmo sabor, a mesma essência, a mesma alma, autenticidade e tradição que sempre fizeram do Bolão um símbolo da cidade”, diz trecho da mensagem postada por Karla. “Não sabemos ainda onde nem quando. Nossa Senhora Aparecida irá nos conduzir”, completou.

Repercussão

Várias páginas e clientes comentaram na postagem. “A história é escrita e reescrita todos os dias. Um novo momento, em um belíssimo capítulo, está por vir.E nós estaremos lá para aplaudir de pé”, escreveu o Oncevaibh, perfil administrado pelo casal Bernardo e Renata.“Esperamos que o retorno, quando acontecer, seja auspicioso”, escreveu Nenel, administrador do perfil Baixa Gastronomia.“Que notícia impactante para quem ama a boemia de BH. A história das noites da capital tem alguns capítulos na Praça Duque de Caxias e no Bolão”, comentou o perfil Apaixonado por Tropeiro.

Clientes também comentaram sobre lembranças vividas no local. “Tive várias histórias com meu pai, taxista, hoje com 81 anos, e com toda a minha família. Uma vez, em 1995, encontrei todo o Skank lá”, escreveu Simone Vilarino.

“Confesso que ainda não estou preparado pra chegar na Praça do Santê e não ver mais o meu querido Bolão, que eu frequento há exatos 32 anos. Mas Deus é o Senhor da Razão, e essa família Rocha foi forjada sempre com muita luta e superação. E não foi à toa que construíram esse que, na minha opinião e de milhares de pessoas, é um dos estabelecimentos mais icônicos de BH em todosos tempos. Força, família Rocha, e saibam que, onde estiverem, o legado de vocês estará lá. E eu, apaixonado que sou por essa história, também estarei para aplaudir e vibrar positivamente com vocês”, escreveu o chef Rocco.História

O Bar do Bolão foi fundado em outubro de 1961 pelo casal José da Rocha e Maria dos Passos. Inicialmente, chamava-se “Bar Rocha & Filhos” e funcionou na Rua Estrela do Sul, 39, no mesmo bairro, vendendo salgados.

Ganhou o nome “Bolão” por causa do apelido de José Maria Rocha, um dos filhos, responsável pelo famoso macarrão que deu fama ao bar. Ao longo de mais de seis décadas, virou ponto de encontro, especialmente nas madrugadas. Sempre reuniu artistas e cantores, mas também gente simples e profissionais liberais. O Bolão tem como característica reunir, em um mesmo espaço, o taxista, oadvogado, o médico e tantos outros anônimos e famosos.Sepultura, Pato Fu, Skank, Clube da Esquina, Raimundos, Dudu Nobre, Neguinho da Beija-Flor, Gabriel, o Pensador, Sérgio Reis e João Gordo são exemplos de famosos que se encantaram com o sabor único do Bolão.

Em mais de seis décadas, o Bar do Bolão passou pela ditadura militar, trocas de governos, crises econômicas, hiperinflação e, mais recentemente, pela pandemia de Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *