Isso corresponde a cerca de 40% do total de inscritos, que ultrapassam 2,65 milhões de pessoas.
Ao menos 1,1 milhão de candidatos têm até a próxima sexta-feira (16) para pagar a taxa de inscrição para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos Concursos”. Isso corresponde a cerca de 40% do total de inscritos, que ultrapassam 2,65 milhões de pessoas.
Para os cargos de nível superior, a taxa de inscrição é de R$90, enquanto para os de nível médio é de R$60. O pagamento da taxa deve ser feito apenas por meio da GRU (Guia de Recolhimento da União), que pode ser paga em banco, ou via PIX (em QR Code).
São 6,6 mil vagas em disputa para 21 órgãos federais diferentes. As provas serão aplicadas em 5 de maio em 220 municípios diferentes. A expectativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos é que os resultados sejam divulgados em junho.
O Concurso Nacional, conforme explica o governo federal, consiste em um modelo de realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.
São 8 blocos diferentes: Administração e Finanças Públicas; Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação; Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário; Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação; Políticas Sociais, Justiça e Saúde; Trabalho e Previdência; Dados, Tecnologia e Informação; Nível Intermediário.