Equipes atuam no cambate ao fogo no Santuário do Caraça, na Serra da Moeda, na unidade de conservação de Ferros, na Grande BH

Incêndio atinge matas em MG

Incêndio atinge matas em MG

Divulgação / Governo do MS

Os combates a incêndio continuam nesta quarta-feira (18) em diversos pontos de Minas Gerais. O estado enfrenta a pior crise envolvendo incêndios florestais desde o início da série histórica do corpo de bombeiros em 2015. Até ontem, foram 24 mil ocorrências atendidas pela corporação desde o início do ano.

Por volta das 8h de hoje, os bombeiros foram chamados para o combate às chamas MG-010, na altura do km 55, próximo ao Condomínio Estâncias da Mata, na região metropolitana de Belo Horizonte.

“Uma guarnição mais próxima está finalizando um atendimento de combate a incêndio em residência e deslocará em seguida para o incêndio em vegetação referido”, informou.

Também na Grande BH, equipes atuam no Santuário do Caraça, em Catas Altas, na unidade de conservação de Ferros e na Serra da Moeda. Um dos locais mais críticos é o Parque estadual Serra do Papagaio, no Sul do estado, que completa onze dias. Os dados foram atualizados pelo Corpo de Bombeiros nesta manhã (veja abaixo).

Até o momento, o ano mais crítico em número de incêndios em vegetação foi 2021, com quase 22 mil casos atendidos até o fim de setembro.

Crise climática

O porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Henrique Barcelos, cita os fenômenos climáticos extremos como um dos motivos que levam ao cenário grave: “Vivemos um cenário crítico com registros alarmantes. Já superamos anos críticos em quantidade de chamados, como o de 2021, que já foi muito desafiador”, disse.

Veja abaixo as principais frentes de trabalho pelo estado

Parque Estadual Serra do Papagaio (Sul de Minas) — 11º dia de operação
O incêndio foi controlado. Nesta manhã, bombeiros fazem rescaldo e monitoramento da frente Pinheiral, Serra da Careta e Garcias. Na frente Congonhal, o fogo foi debelado.

Reserva Particular do Patrimônio Natural Santuário do Caraça (Grande BH) — 8º dia de operação
Pico da Verruguinha e Capivari são os pontos de atuação dos bombeiros.

Parque estadual de Paracatu (Noroeste de Minas) — 5º dia de operação
Bombeiros fazem o trabalho de rescaldo e monitoramento da área queimada para evitar reignições.

Monumento natural estadual da Serra da Moeda (Grande BH) — 2º dia de operação
Bombeiros não informaram os pontos críticos nesta manhã.

Unidade de conservação municipal e particular em Ferros (Grande BH) — 8º dia de operação
Corporação faz combate e avaliação de focos em novos locais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *