Desfile de 7 de Setembro reúne 15 mil pessoas em Betim e celebra união e civismo

O tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro retornou a Betim, neste domingo (7), com grande participação popular e espírito de celebração à Independência do Brasil. Entre 8h30 e 11h, a avenida Edmeia Mattos Lazzarotti foi palco de apresentações que destacaram valores como união, pertencimento, responsabilidade social e patriotismo. De acordo com a Guarda Civil Municipal, cerca de 15 mil pessoas, entre participantes e público presente, prestigiaram o evento.

A abertura do cortejo foi feita pelo Exército Brasileiro, seguido pela Associação dos Veteranos das Forças Armadas (AVEFAR), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, que levou para a avenida a Guarda Municipal, a Guarda Patrimonial, a Defesa Civil e os alunos formados pelo projeto Pequenos Defensores.

Na sequência, o público acompanhou o desfile de mais de 30 escolas municipais, creches e centros infantis, com destaque para as fanfarras das escolas Antônio D’Assis Martins, Edir Teresinha de Almeida Fagundes, José Miranda Sobrinho, Israel José Carlos, Sebastião Ferreira de Oliveira e CETAP, além da Fanfarra dos Desbravadores do Sétimo Dia.

Durante a solenidade de abertura, o prefeito de Betim, Heron Guimarães, ressaltou a importância das instituições que trabalham pelo desenvolvimento da cidade e da educação como motor de transformação social. “Quando a escola, a família e o poder público caminham juntos, o futuro deixa de ser promessa para se tornar projeto. Este desfile é um encontro da cidade consigo mesma”, afirmou.

Também marcaram presença secretarias municipais e seus projetos, como os idosos do Cras Teresópolis, os Bombeiros Mirins do Cras Alterosas, os atletas do programa Viva o Esporte, integrantes do projeto Ginástica na Praça e Rua dos Esportes, além do Betim Futebol, a Liga de Desportos, a Secretaria de Cultura,  acompanhada pelos blocos carnavalescos e as equipes de trânsito e limpeza urbana da Ecos. Zé Gotinha animou o público, representando a importância da saúde e da vacinação.

Entidades civis e comunitárias, como conselhos municipais, escoteiros, a Associação dos Ciclistas de Betim (ACB), motociclistas do tradicional Motopoint, a Loja Maçônica, e a cavalaria da Polícia Militar de Minas Gerais, também integraram o desfile, reforçando a diversidade e a força da participação social.

Ao agradecer às forças de segurança, servidores e entidades que contribuíram para o evento, o prefeito destacou: “Cada passo na avenida representa trabalho, disciplina, solidariedade e amor por nossa cidade. O Brasil que desejamos se constrói a partir daqui, no nosso território, com respeito e diálogo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *