O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza ferramentas para que os eleitores consultem sua situação antes de votar

A consulta à situação do título de eleitor é disponibilizada nos canais oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
. O serviço online é gratuito e permite verificar se o documento necessário para a votação em outubro deste ano está regular, cancelado ou suspenso.

As plataformas virtuais do TSE processo também oferecem acesso às informações cadastrais como o local de votação e a ferramentas de regularização da situação eleitoral.

O TSE oferece a consulta à situação do título a partir de seu portal online ou pelo aplicativo oficial e-título, disponível nas lojas virtuais de smartphones.

No site, é preciso selecionar a opção “autoatendimento eleitoral” no menu de serviços ao eleitor e clicar na opção “consultar situação eleitoral”. Basta apresentar seu CPF para descobrir se o eleitor está apto a participar do próximo pleito.

No aplicativo e-título, informações como o nome completo, a data de nascimento, CPF e o nome da mãe ou do pai serão solicitadas ao primeiro uso da ferramenta. A partir daí, basta abrir o programa e acessar a área de dados eleitorais para conferir a situação do título.

De acordo com o portal de estatísticas do TSE, 155,3 milhões de brasileiros estão aptos a votar nas eleições gerais de 2026. Deste número, o sufrágio é obrigatório para 134.6 milhões de pessoas e facultativo para 20,7 milhões de pessoas (apenas os brasileiros analfabetos ou que tenham entre 16 e 18 anos ou mais de 70 anos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *