Público poderá ver 100 composições artísticas que representam a cena do nascimento de Jesus Cristo; mostra ficará exposta até 28 de janeiro

Catedral Cristo Rei inaugura exposição 'Presépios pelo Mundo' em BH
Obras faziam parte da coleção do Padre José Fernandes, que decidiu doar o acervo para a igreja

A Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, na região Norte de Belo Horizonte, inaugurou, neste domingo (3), a exposição Presépios pelo Mundo. Ao todo, o público poderá ver 100 composições artísticas que representam a cena do nascimento de Jesus Cristo. A exposição natalina ficará aberta ao público até o dia 28 de janeiro.

As obras faziam parte da coleção do Padre José Fernandes, que decidiu doar o acervo para a igreja. “Eu pensei: ‘eu morrendo, o que vai ser feito disso daqui?’. Aí procurei no Rio de Janeiro, em São Paulo, em bancos e empresas. Mas não tive resposta. Conversando com o Dom Walmor, ele aceitou de braços abertos”, contou o pároco.

Na cerimônia de inauguração, o Arcebispo da capital mineira, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, abençoou a mostra. Em seguida, o coral dos meninos cantores de Belo Horizonte se apresentou.

“Quando nós olhamos a arte do presépio de diferentes lugares do mundo, isso mostra que Jesus Cristo é o senhor da vida para toda a humanidade, nas diferentes culturas. Cada cultura expressa a sua experiência de fé, o seu encontro pessoal com Ele a seu modo, gerando uma riqueza muito bonita que nos ensina nos abre o coração para o amor de Deus”, afirmou o Arcebispo.

Coleção completa tem mais de 600 peças

A coleção completa tem quase 600 presépios de vários estilos, formatos, e regiões do país e do mundo.

“O que forma a alma da exposição é a criatividade humana. O presépio nada mais é que a representação do nascimento de uma criança. Esse nascimento vem sendo apresentado através do séculos, ora pintado, ora esculpido. Quando você pensa que já esgotou (as formas de representação), alguém vem com algo novo. Aqui temos presépios do Canadá, da Mongólia, do Peru, de várias partes dos Estados Unidos, da Itália, França e de todos os estados brasileiros”, disse o padre.

De acordo com o pároco, a coleção foi adquiridas ao longo dos anos. “(Consegui as peças) viajando, adquirindo, sendo presenteado. Em um Natal, eu recebi de presente mais de 20 presépios. Pessoas que sabiam que eu colecionava, viajavam e traziam para mim”, esclarece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *