Torneio noturno de futebol amador revela novos vencedores nas categorias masculina e feminina

Betim celebra campeões inéditos na 3ª Copa Vagalume
Torneio noturno de futebol amador revela novos vencedores nas categorias masculina e feminina
Com muita festa e emoção, Betim conheceu, nesta semana, os campeões da 3ª edição da Copa Vagalume, nas categorias masculina e feminina. As partidas decisivas foram realizadas no campo do Juranda, no bairro São Luiz.
No feminino, o Viracopo, da região do Petrovale, conquistou seu primeiro título ao vencer, por 5 a 1, o Anjos da Lei, do Alterosas, na quarta-feira (22). Já no masculino, o Teresópolis levantou o troféu inédito após uma partida equilibrada contra o Real Paquetá, do Citrolândia, vencida por 3 a 2, na quinta-feira (23).
Promovida pela Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, e com o apoio técnico da Liga de Desportos de Betim (LDB), a competição foi criada para fomentar o futebol amador no período noturno.
A edição de 2025 contou com a participação de 32 equipes masculinas e sete femininas, em formato eliminatório desde a primeira fase.
O presidente da LDB, Beto Santana, destacou o crescimento e o êxito da competição nesta temporada. “Essa terceira edição foi um sucesso. A modalidade feminina, em especial, cresceu muito, e sempre buscamos aprimorar o nível técnico do campeonato. No masculino, foi uma competição brilhante, com disputas acirradas e uma grande festa. As equipes finalistas representam regiões com forte tradição e cultura futebolística. Agradeço a todos os envolvidos e já estamos nos preparando para o próximo ano”, ressaltou.
Além dos troféus, as equipes campeãs, vice-campeãs e os destaques individuais das duas categorias receberam premiação especial em cheque-resenha, oferecida pela empresa D’Gosto Salgados, participante do programa EPE – Empresa Parceira do Esporte, iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes que estimula o apoio do setor privado ao desenvolvimento esportivo da cidade.
O secretário municipal de Esportes, Welinton Sandro de Abreu, o Sapão, enfatizou que a Copa Vagalume simboliza o sucesso das políticas municipais de valorização do esporte amador e dos espaços públicos. “A Copa Vagalume é um marco no incentivo ao futebol noturno e valoriza as reformas e iluminações realizadas nos campos da cidade pela gestão municipal. Por meio do programa PPLC – Parceria, Prefeitura, Liderança e Comunidade, já entregamos 95 melhorias neste ano, proporcionando aos times estrutura adequada para realizar jogos noturnos e ampliando o uso dos espaços esportivos pela população. É uma ação que estimula a prática esportiva, a convivência comunitária e o cuidado com o patrimônio público”, destacou o secretário.


