A Prefeitura de Betim adota, a partir de 2 de janeiro, uma nova estratégia de vacinação contra a covid-19, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Agora, idosos com 60 anos ou mais e gestantes estão incluídos na rotina do Calendário Nacional de Vacinação. As crianças de 6 meses a 4 anos de idade já estavam contempladas na rotina do calendário desde janeiro de 2024. 

Para implementar a nova estratégia, o município recebeu 2.520 doses da vacina Serum/Zalika, destinadas ao público com 12 anos ou mais, e 2.160 doses da vacina Pfizer Baby, direcionadas a crianças de 6 meses a 4 anos. Os imunizantes estão disponíveis nas 41 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os adultos também podem se vacinar no Centro de Referência em Especialidades Divino Ferreira Braga, de segunda a sexta, das 7h às 16h. 

O esquema de vacinação para a população a partir de 60 anos de idade é de uma dose a cada seis meses, independentemente da quantidade de doses prévias recebidas. Para as gestantes, o indicado é de uma dose em qualquer momento da gestação e em cada gestação, independentemente da quantidade de doses prévias recebidas. As crianças de 6 meses a 4 anos recebem o esquema vacinal primário de três doses com a Pfizer Baby ou de duas doses da vacina Moderna, não sendo necessário dose de reforço. 

De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas que não estão incluídas nos grupos de rotina ou especiais não precisam receber doses de reforço. 

No ato da vacinação, a criança deve estar acompanhada de um dos pais ou do responsável legal, que deve apresentar um documento de identificação, além da identidade e do cartão de vacinas do menor. Se a criança estiver acompanhada por um terceiro, este deverá apresentar o Termo de Autorização para Vacinação Contra a Covid-19 devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsável legal. O termo está disponível no site da prefeitura (www.betimmg.gov.br). Os adultos devem apresentar um documento de identidade e o cartão de vacinas. 

Grupos para a vacinação especial contra a covid-19

Além dos públicos de vacinação de rotina, o Ministério da Saúde definiu grupos de vacinação especial contra a covid-19, que contemplam pessoas com 5 anos de idade ou mais que apresentam maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para as formas graves da doença. São eles:

Os imunocomprometidos que estão com esquema de vacinação completo deverão receber duas doses de vacinas com intervalo de seis meses entre elas. Já os outros públicos do grupo especial devem receber uma dose da vacina anualmente. 

Atualmente, a prefeitura aguarda o envio de novas doses dos imunizantes destinados à população de 5 a 11 anos para atender pessoas dessa faixa etária contempladas no grupo especial. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *