Produto também foi alvo da fiscalização por divulgação irregular, alegando que seria capaz de “controlar a insulina e diminuir o colesterol”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento imediato de todos os lotes do produto Pó para Preparo de Café “Fellow Criativo” da marca Cafellow, comercializado pela empresa TMP Comércio de Bebidas Ltda. A medida, publicada nesta terça-feira (28), inclui também a proibição de sua comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e consumo em todo o território nacional.

A ação fiscalizatória da Anvisa foi motivada pela constatação de que o café fabricado e comercializado contém o extrato do cogumelo Agaricus bisporus. Este ingrediente ainda não teve sua segurança avaliada para ser utilizado em alimentos no Brasil, o que representa um risco potencial à saúde dos consumidores. A ausência de comprovação científica de sua segurança alimentar foi o principal fator para a interdição do produto.

Além da questão do ingrediente não avaliado, o produto também foi alvo da fiscalização por divulgação irregular. O “Fellow Criativo” utilizava alegações que a Anvisa considerou falsas, como a de que o café seria capaz de “controlar a insulina e diminuir o colesterol”. A legislação sanitária proíbe a atribuição de propriedades terapêuticas ou de saúde não comprovadas a alimentos.

Adicionalmente, o rótulo do café foi classificado como contendo informações que podem induzir o consumidor a erro e gerar confusão quanto à verdadeira natureza do produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *