Agosto Lilás: Betim promove ações de conscientização com o tema “Por Todas Elas”
 

Durante todo o mês de agosto, a Prefeitura de Betim realiza uma série de ações em alusão ao Agosto Lilás — campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. Sob o tema “Por Todas Elas”, a iniciativa tem como objetivo sensibilizar, informar e mobilizar a população sobre o reconhecimento precoce da violência, o fortalecimento da rede de proteção e a valorização da autonomia feminina.

A primeira ação será realizada já na próxima terça-feira (5), às 9h, no hall do Centro Administrativo da prefeitura, com uma mobilização especial que marca o aniversário da Lei Maria da Penha. Na ocasião, serão distribuídos materiais de conscientização com informações sobre os tipos de violência, os canais de denúncia e os serviços de acolhimento disponíveis no município.

Também no dia 5 de agosto, tem início o projeto “Maria da Penha vai ao Cras”, que será realizado ao longo do mês em todas as gerências regionais da cidade. A iniciativa promove rodas de conversa com os grupos intergeracionais e de idosos atendidos pelos centros de referência. A equipe do Cream também participa da iniciativa abordando a Lei Maria da Penha, os tipos de violência e os serviços ofertados pelo município para acolher e proteger mulheres em situação de vulnerabilidade.

Ainda na primeira semana do mês têm início o projeto “Guarda em Cena”, promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. A ação apresenta o curta-metragem “Alice”, autorizado para exibição durante a campanha em praças e unidades regionais. A proposta é sensibilizar o público para os diversos tipos de violência contra a mulher, por meio da linguagem audiovisual e do debate público. As sessões fazem parte de um cinema itinerante que circulará por todas as regiões da cidade até o fim do mês.

Ao longo de agosto, a campanha promoverá ainda oficinas temáticas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), voltadas para os grupos de adultos e intergeracionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). As atividades abordam os cinco tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, estratégias de proteção e os canais disponíveis para denúncia e acolhimento. 

A iniciativa contará também com um seminário técnico que reunirá especialistas das áreas de direitos humanos e psicologia para debater os desafios da rede de proteção à mulher. Na ocasião, será assinado o novo protocolo de cooperação da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O evento será no dia 22 de agosto, às 9h, no auditório do Centro Administrativo da prefeitura, com entrada aberta ao público.

Ouvidoria Cidadã
Integrando as ações da campanha durante todo o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Ouvidoria visitará as 42 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade para orientar a população sobre o trabalho realizado pela Ouvidoria da Mulher e os canais de escuta e resposta às situações de assédio e violência.

Programação

Maria da Penha vai ao Cras

Guarda em Cena
Cinema itinerante com exibição do curta “Alice”

Seminário Técnico – 22 de agosto, às 9h
Auditório Ady Rosa de Freitas (Centro Administrativo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *