Último corte na taxa básica de juros ocorreu no mês passado em meio a forte pressão do governo Lula pela redução
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu nesta quarta-feira (20) à noite reduzir a Selic ao menor índice dos últimos 16 meses. O corte definido pela instituição será de 0,5 ponto percentual na Taxa Básica de Juros, derrubando o índice para 12,75%.
A última queda no indicador ocorreu no mês passado, quando o comitê cortou a taxa de juros pela primeira vez em três anos — na ocasião o corte também foi de 0,5 ponto percentual, e a Selic caiu para 13,25%.
A expectativa para as próximas reuniões, segundo indicou o Copom, será de novos cortes de 0,5 ponto percentual. “Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução da mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado”, descreveu em documento publicado nesta quarta à noite.
Pressionado pela alta cúpula do Palácio do Planalto nestes primeiros nove meses do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, assim como no mês passado, votou pela redução da Selic. Ailton de Aquino Santos e Gabriel Galípolo, indicados pelo petista, acompanharam Campos Neto e assinalaram desejo de queda na ordem de 0,5 ponto percentual. A queda, aliás, foi uma decisão unânime.