
Saneamento: Moradores do Marimbá já podem solicitar ligação à rede de esgoto
Com a interligação à rede, serviço de limpeza de fossas será encerrado em dezembro deste ano; solicitação é gratuita e garante o tratamento adequado do esgoto doméstico
Os moradores do bairro Marimbá, na região de Vianópolis, já podem solicitar a ligação de seus imóveis à rede de esgoto da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A medida é fundamental para que o esgoto doméstico seja direcionado corretamente à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alto Cruzeiro, eliminando o uso de fossas sépticas na região. O prazo para a realização das interligações vai até 10 de dezembro de 2025, quando será encerrado o serviço de limpeza de fossas oferecido pela Prefeitura de Betim.
O sistema já está pronto para receber o esgoto dos moradores: foram implantados cerca de 5,6 quilômetros de rede coletora, conectados à Estação Elevatória de Esgoto (EEE) do Marimbá, que encaminha os dejetos para tratamento adequado na ETE Alto Cruzeiro. O investimento beneficia aproximadamente 600 famílias do bairro.
De acordo com o Marco Legal do Saneamento, sancionado em 2020, as metas para a universalização da coleta e do tratamento de esgoto envolvem a substituição sistemas individuais, como o uso de fossas, por soluções coletivas, que garantem maior eficiência, ampliam a proteção do meio ambiente e reduzem riscos à saúde pública. Por isso, em áreas urbanas onde já há rede pública disponível, a lei orienta a migração obrigatória para esse modelo coletivo.
Atendimento aos moradores
Equipes da Prefeitura de Betim, por meio da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), em parceria com a Copasa, percorrerão as ruas do Marimbá durante um mês – a partir desta terça-feira (19), até 19 de setembro -, prestando orientações e auxiliando os moradores em cada etapa.
Além disso, para apoiar a comunidade durante o processo de adaptação, a Copasa instalará, a partir desta quarta-feira (20), um ponto móvel de atendimento em dias e endereços diferentes no bairro (veja cronograma abaixo).
Como solicitar a ligação
A interligação deve ser feita de forma gratuita junto à Copasa. Para isso, os moradores precisam preparar a instalação interna até 20 centímetros do meio-fio, com a caixa de gordura e a caixa de passagem devidamente ajustadas. Em seguida, a solicitação pode ser registrada pelos canais de atendimento da companhia:
- Site: www.copasa.com.br
- Aplicativo: Copasa Digital
- Telefones: 0800 0300 115 ou 115
Confira onde encontrar um ponto móvel de atendimento da Copasa
Entre os dias 20 e 30 de agosto, o ponto de atendimento funcionará na Rua Montes Claros, nº 351, em frente à Escola Municipal Jorge Afonso Defensor. Já no período de 4 a 11 de setembro, o atendimento será realizado na Rua Monte Carmelo, nº 228, em frente à Comunidade Nossa Senhora das Graças, ligada à Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião. Por fim, entre os dias 18 e 26 de setembro, os moradores poderão procurar o ponto móvel instalado na Rua Álvaro da Silveira, nº 18.