Ocorrência de salvamento de animal em risco foi registrada neste domingo (13) no bairro Serrano, na região Noroeste de Belo Horizonte
Coruja na mão de militar presa em linha de cerol
O Corpo de Bombeiros foi acionado neste domingo (13) para atender uma ocorrência de salvamento de animal em risco no bairro Serrano, na região Noroeste de Belo Horizonte.
Uma moradora da região, que acionou os bombeiros, avistou da janela uma coruja com uma das asas presa por uma linha de pipa. Quando os bombeiros chegaram, viram o animal em cima de uma árvore enroscada na linha e sem jeito de se soltar sozinha.
Os militares retiraram a linha que estava com cerol, o que apresentava ainda um risco maior para o animal. Após retirar a linha, os bombeiros viram que não havia ferimentos e soltaram a coruja.
Crime
Empinar pipa com cerol é crime no Brasil, previsto no artigo 132 do Código Penal, com pena de três meses a um ano de prisão. Se quem estiver empinando pipa com cerol for criança ou adolescente, a ação é considerada um ato infracional, cujas consequências são medidas de proteção e, se adolescente, medidas socioeducativas.
Em Belo Horizonte, a apreensão das linhas chilenas e com cerol aumentou 46%, em 2024, quando comparado com 2023. No estado, entre janeiro e junho de 2024, duas pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas vítimas do cerol. No mesmo período de 2023, aconteceram 11 acidentes. Os dados são do Painel de Acidentes de Trânsito do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).