Programa de Formação de Examinadores de Trânsito será ofertado pela Fundação João Pinheiro
Carro auto-escola
Créditos: CNN Brasil
Professores da Educação Básica da Grande BH poderão atuar como avaliadores de trânsito nas bancas examinadoras dos processos de habilitação de carros em Minas Gerais. Para isso, os educadores interessados deverão se inscrever para o Programa de Formação de Examinadores de Trânsito, que será ofertado pela Fundação João Pinheiro.
No total, programa irá disponibilizar 420 vagas, destas 400 para servidores efetivos da carreira de Professor de Educação Básica em exercício nas Superintendências Regionais de Ensino – Metropolitanas A, B e C. As outras 20 serão voltadas para servidores das unidades administrativas da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG).
“A ampliação do número de examinadores é muito importante nesse momento para a gente atender uma necessidade da população de ampliação dos horários e da ampliação da disponibilidade de vagas em horários distintos daqueles que hoje são praticados”, explica Christiane Lazzarotti, Coordenadora Estadual de Gestão de Trânsito.
Segundo a coordenadora, o programa é uma das muitas medidas que estão sendo tomadas para modernizar a aplicação dos exames de direção em Minas Gerais. “A formação de examinadores vai trazer essa modernização para o processo, isso inclui a busca por tecnologia, inclui também a busca por novos formatos de aplicação dos exames, por revisão dos locais, então é um conjunto de ações que vão garantir essa melhoria em um curto espaço de tempo”, comenta.
Como fazer para inscrever?
As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente no site da Escola de Governo da FJP . A lista dos servidores que tiverem as inscrições efetivadas será divulgada no site www.transito.mg.gov.br.
Ao todo, o curso tem 220 horas-aula, com conteúdo teórico e partes práticas vivenciais. O processo de formação também contempla uma avaliação psicológica para fins pedagógicos, frequência mínima de 75% e avaliação com aproveitamento mínimo de 70%, em cada módulo.