Empresa destaca problemas causados por conexões irregulares de água da chuva à rede de esgoto, que podem resultar em transbordamentos e danos ao sistema
Bueiro estoura e forma ‘chafariz’ em avenida durante forte chuva em BH
Reprodução/Redes sociais
Ligações irregulares de água e esgoto em Belo Horizonte têm causado sobrecarga na rede subterrânea e danos aos bueiros pela capital, especialmente durante períodos de chuva intensa, conforme Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Motoristas da capital mineira frequentemente enfrentam problemas como tampas de bueiros soltas e água transbordando nas vias. Após as chuvas, o cenário que se apresenta é de asfalto danificado, com buracos e placas da Copasa sinalizando obras de reparo.
Um representante da Copasa esclareceu que parte dos problemas está relacionada ao sistema de drenagem de águas pluviais, que é responsabilidade da prefeitura, enquanto outra parte diz respeito ao sistema de coleta de esgotamento sanitário, sob responsabilidade da companhia.
O principal problema identificado no sistema de esgotamento sanitário é o lançamento indevido de água da chuva na rede de esgoto. “A água de chuva deve ser lançada na rede pluvial. Quando a população, por falta de conhecimento, acaba lançando essa água de chuva na rede de esgoto, como a água do telhado ou de áreas abertas, o volume se torna muito grande e a rede de esgoto não suporta”, explicou o representante.
Impactos das ligações irregulares
As ligações irregulares de esgoto também são um problema significativo. A Copasa ressalta que, na maioria dos casos, essas situações ocorrem por desconhecimento da população e não por má-fé. “A população tem um pouco de dúvida, achando que o esgoto é a mesma coisa que a água do telhado”, acrescentou o porta-voz da empresa.
Para mitigar esses problemas, a Copasa investe em melhorias, como o nivelamento das tampas de bueiros, visando aprimorar as condições de trânsito na cidade.
A companhia orienta que, em casos de problemas com bueiros ou tampas fora do lugar, os cidadãos entrem em contato diretamente através do site copasa.com.br, do aplicativo Copasa Digital ou pelo WhatsApp.
O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h ao meio-dia.