Betim enfrenta os desafios causados pelas chuvas intensas com a realização de obras emergenciais em diversos pontos da cidade. As equipes da Prefeitura trabalham em tempo integral para solucionar problemas pontuais e garantir a segurança da população, colocando em prática o Plano de Contingência para este período chuvoso. Nesta segunda-feira (6), as intervenções ocorrem na rua Pirapetinga, no bairro Vila Cristina, onde uma equipe da Empresa de Construção, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) iniciou a estabilização de uma margem do córrego que corta uma área verde.
No local, houve o comprometimento da estrutura de uma ponte de madeira – provocada pela erosão da margem do córrego -, que serve como importante acesso de moradores a uma área ocupada. A ponte é utilizada exclusivamente por pedestres.
Para solucionar os problemas, os serviços envolvem a utilização de blocos de concreto para reforçar a margem e garantir o encaixe da ponte, que também será reformada. No momento, as equipes trabalham na limpeza da área, etapa essencial para viabilizar as obras. A previsão é de que os serviços sejam finalizados em quinze dias.
Outro ponto que recebe atenção das equipes é a avenida Juiz Marco Túlio Isaac, na altura do bairro Jardim da Cidade. Um abatimento na pista, no sentido Centro, foi identificado pela equipe da Superintendência de Defesa Civil na sexta-feira (3), atribuído a um processo erosivo causado por vazamento em um interceptor de esgoto da Copasa. A companhia foi notificada e iniciará os reparos nesta terça-feira (7), a partir das 9h. Enquanto isso, o tráfego segue liberado na faixa da direita, e a via está devidamente sinalizada.
No bairro Jardim Petrópolis, outro interceptor de esgoto da Copasa apresentou problemas semelhantes na rua José Augusto de Oliveira, onde um processo erosivo abriu uma cratera que comprometeu a estrutura da via. O problema foi identificado na noite de sexta-feira (3). A área foi isolada pelos agentes de trânsito da Ecos, e a via permanece interditada entre as ruas Raul Leone e Guissama. A previsão informada pela Copasa é que ambos os serviços sejam concluídos até esta sexta-feira (10).
Respostas rápidas a emergências com quedas de árvores
As chuvas também provocaram quedas de árvores em algumas regiões. Na avenida Belo Horizonte, no bairro Niterói, uma mangueira tombou sobre uma residência, causando danos ao telhado e ao muro do imóvel. Os moradores, beneficiários do programa Bolsa Família, não possuíam condições de arcar com os custos da remoção. Diante disso, a Prefeitura, por meio da Gerência de Parques e Jardins da Ecos, realizou o serviço, enquanto a Defesa Civil doou telhas para a reconstrução do telhado da residência. A intervenção foi concluída na tarde desta segunda-feira (6).
No sábado (4), equipes da Ecos também atuaram na rua Vale Verde, no bairro Marmeleiros, para remover uma árvore de grande porte que bloqueava a via. A situação foi resolvida no mesmo dia, permitindo a liberação do trânsito.
“Com essas ações, a Prefeitura reafirma seu compromisso em atender prontamente às demandas da população, oferecendo soluções rápidas e eficazes para minimizar os impactos do período chuvoso. A Ecos está totalmente à disposição, atuando com resolutividade no que for necessário”, explica o presidente da Ecos, Wilton Magno Leite.