O índice de crimes violentos segue em queda pelo sétimo ano consecutivo em Betim. Os dados, que fazem um recorte comparativo dos cinco primeiros meses de 2016 até 2023, são do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Segundo o balanço,  o município registrou uma marca inédita: a redução de 86% na criminalidade violenta, que abrange tentativas e atos consumados de homicídio, estupro, roubo, extorsão, sequestro e cárcere privado, dentre outros. Com relação ao mesmo período de 2022, a redução foi de 17,8%.

De acordo com o levantamento, Betim contabilizou, de janeiro a maio de 2016, 3.402 crimes violentos. Já no mesmo período deste ano, a cidade registrou 476 delitos. O estudo apontou ainda que Betim é o segundo município que mais reduziu a incidência de roubos entre 2016 e 2023, uma  contenção de 85,1% do índice, que é menor apenas que o marcador da cidade de Montes Claros que chegou a 90%. A queda de incidência de roubos em Betim foi maior que a registrada em todo o Estado de Minas Gerais, que apresentou 81,6% de redução nesse tipo de crime.

“Esses índices representam uma grande conquista para Betim, porque é uma queda gradativa e constante. E, para contribuir com uma redução ainda maior, temos investido em tecnologia, algo que entendemos que pode ajudar muito a conter a criminalidade.  A queda nos números reflete ainda  a união de esforços entre as forças de segurança que atuam na cidade aliada ao investimento da atual gestão em ações diretas e indiretas em prol de uma cidade mais segura”, ressalta o secretário adjunto de Segurança Pública,  Júlio Cezar Rachel de Paula.

Queda de homicídios é destaque

Dentre os índices avaliados, chama a atenção a queda de homicídios consumados. Neste ano, entre janeiro e maio, Betim registrou o menor índice desde 2012, com queda total de 67,6%. A redução foi de 5,7% se comparado ao mesmo período de 2022 e de 34% se comparado ao de  2021. 

O levantamento aponta ainda que Betim ocupa hoje a segunda posição no ranking dos dez municípios mineiros mais populosos com redução de homicídios consumados entre 2016 e 2022. Foi uma queda de 65,2, redução maior do que a registrada em Minas Gerais que foi de 40,4%.

Conselho volta a ativa

O levantamento da Sejusp foi apresentado em reunião realizada nesta terça-feira (27), entre as forças de segurança que atuam em Betim. O encontro, que foi uma iniciativa da Secretaria Adjunta de Segurança Pública (Seasp), marcou a retomada do Conselho Municipal de Segurança Pública de Betim (Comseb). Participaram da reunião representantes da Seasp –  incluindo a Guarda Municipal e a Defesa Civil -, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Betim), das polícias Civil e Militar, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Betim (CDL-Betim),  e das secretarias municipais de Governo e de Educação. Os encontros ocorrerão bimestralmente. “Estamos retomando o Conselho com o objetivo de identificar possíveis problemas e, a partir daí, elaborar estratégias e  buscar alternativas para todos os órgãos de segurança pública da cidade e, assim, continuar atuando para  fazer de Betim uma cidade cada dia mais segura”, conclui Júlio Cezar de Paula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *