Nos mês de novembro, Betim celebra o Dia da Consciência Negra com ampla programação
Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Prefeitura de Betim, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Governo, realiza, até o fim do mês, uma programação especial com atrações culturais e palestras em referência ao Novembro Negro, mês que simboliza e reforça a importância da luta contra o racismo.

A programação tem início, nesta sexta-feira (15), às 19h, com apresentações de capoeira, maculelê e samba de roda. No sábado (16), às 10h, as apresentações ocorrem na Praça do  Ceabe. Já no dia 17 de novembro,  às 8h, será realizada a apresentação de capoeira e graduação de capoeiristas no hall da Prefeitura de Betim.

No dia 19 de novembro, será realizada uma palestra com intuito de levar empoderamento e discutir temáticas étnicos-raciais. Além da palestra, ocorrerão apresentações de capoeira e desfile dos vencedores do concurso Beleza Negra 2023. A atividade começa às 14h, na sede do Instituto Ramacrisna (rua São Paulo, 379, bairro Santo Afonso).    
No Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado na quarta, 20 de novembro, a Casa da Cultura será palco do projeto “Samba no Quintal”, com objetivo de destacar a relevância cultural e histórica do samba na formação da identidade afro-brasileira. Além da apresentação de samba, o evento contará com a apresentação de capoeira e a apresentação “Contos de lá, contos africanos” com contação de histórias, instrumentos musicais e bonecos. O evento ocorre das 14h às 21h.  

Integrando as comemorações do Novembro Negro, os alunos da Escola Estadual Conselheiro Afonso Pena, no bairro Brasileia, recebem, no dia 22 de novembro, uma palestra sobre empoderamento negro e temáticas étnicos-raciais. Na ocasião, também será realizado um desfile dos vencedores do Beleza Negra 2023.

Já no dia 23 de novembro, das 9h às 16h, os alunos da Escola Municipal Aristides José da Silva, no bairro Santo Antônio, na região do Teresópolis, também recebem as ações do Novembro Negro. A iniciativa contará com palestra, desfile dos vencedores da Beleza Negra 2023 e apresentação de capoeira.  

“Quando celebramos a cultura negra, não estamos apenas homenageando tradições ou expressões artísticas, mas também afirmando a importância da História, da resistência e da ancestralidade. A cultura negra não é apenas parte da História do Brasil, ela é a História do Brasil. Celebrá-la é, portanto, um ato de respeito, valorização e fortalecimento”, pontua o coordenador de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, José Joaquim de Brito (Janaúba).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *