Deserto marroquino recebe, em média, cerca de 250 milímetros de chuva no ano; três regiões superaram essa marca neste mês de outubro

Período chuvoso chegou com intensidade

Período chuvoso chegou com intensidade

Henrique André/Itatiaia

Belo Horizonte registrou, até o momento, o terceiro outubro mais chuvoso da história da cidade, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A precipitação é tão intensa que pelo menos três regiões da capital mineira tiveram, em apenas 30 dias, um volume de chuva superior ao que o deserto do Saara registra em média durante um ano inteiro.

Em média, o deserto que abrange mais de 10 países tem um volume de chuva total de 250 milímetros durante todo o ano. Porém, em algumas regiões, essa média pode ser menor do que 30 milímetros anuais. Segundo os dados do Inmet, as regionais Oeste, Centro-Sul e Barreiro tiveram volume superior a 290 milímetros.

Chuvas em BH

Confira abaixo o volume de chuva registrado por cada região de Belo Horizonte entre o dia 1º e 30 de outubro. Segundo a Defesa Civil, a média climatológica para o mês é de 110,1 milímetros.

MG em alerta

Mais de 400 cidades mineiras, incluindo Belo Horizonte e municípios da região metropolitana, estão em alerta para chuvas intensas nas próximas horas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essas cidades podem ter chuva entre 20 e 30 milímetros e ventos intensos de até 60 km/h. CLIQUE AQUI e veja a lista completa de cidades em alerta.

Recomendações durante a chuva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *