Além de calorão, capital mineira registrou 20% de umidade relativa do ar; tempo seco pode favorecer queimadas e problemas de saúde
Onda de calor dura até o fim da semana
Frrepik | Banco de imagens
Em meio a uma onda de calor, Belo Horizonte registrou pela segunda vez nesta semana o dia mais quente do ano. De acordo com a Defesa Civil Municipal, os termômetros na capital mineira atingiram 34,4°C, na tarde desta quinta-feira (5) – a mesma temperatura registrada na terça (3), quando o recorde de maior temperatura de 2024 foi quebrado.
Além do calorão, os moradores de BH enfrentam o tempo seco. Nesta quinta, a umidade relativa do ar ficou em 20%, entre às 14h e 15h, índice próximo a de regiões desérticas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta a população para os efeitos da baixa umidade, que incluem grande risco de incêndios florestais e à saúde, favorecendo doenças pulmonares, dores de cabeça, ressecamento da pele, e desconforto nos olhos e nariz).
Veja as recomendações do Inmet para o tempo seco:
- Beba bastante líquido.
- Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
- Evite bebidas diuréticas (café e álcool).
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
BH está sem chuva há 139 dias
Nesta quinta, BH também completa 139 dias sem chuva. Esse é segundo o maior período de estiagem registrado na história da cidade. O recorde é de 1961, quando foram 198 dias sem precipitação na capital mineira. No entanto, o alívio ainda não tem data para acontecer.
Conforme modelos climáticos do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não há previsão de chuva para os próximos 7 a 10 dias. Meteorologistas do órgão afirmam que a chuva só deve vir em meados de setembro.
Por que não chove em BH?
O professor Lucas explica que o bloqueio atmosférico é a causa do recorde de estiagem. O fenômeno ocorre quando uma área de alta pressão atmosférica persiste no centro do país, impedindo a circulação das massas de ar frio.
“O ar quente que sobe ele encontra uma alta pressão que o empurra de volta para a superfície. É a mesma dinâmica da air fryer. Ar quente circulando numa bolha fechada”, compara Oliver.
Com isso, o bloqueio não deixa as frente frias e chuvas avançarem para o restante do país, que ficam “presas” no Sul, causando as precipitações fora do normal, além do calor fora de época no Centro-Oeste e Sudeste.
I have been browsing online more than three hours today,
yyet I never found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me.
In mmy opinion, if all site owners and bloggers made good content ass you did, the internet will bbe
much more useful than ever before. https://www.Waste-ndc.pro/community/profile/tressa79906983/
THANKS
I have been browsing online more than three hours today, yet I never found
any interesting article like yours. It is retty worth enough for me.
In my opinion, if all site owners and bloggers made good content as you did, the internet will be
much more useful than efer before. https://www.Waste-ndc.pro/community/profile/tressa79906983/
OBRIGADO
THANKS