
5ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em Cuiabá, reúne estrelas olímpicas
Atletas de Betim, Minas Gerais, estão entre duplas que prometem se destacar na temporada
Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, recebe pela primeira vez o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, iniciado na última quarta-feira, 16 e que acontece até domingo, 20. A quinta etapa da competição reúne as melhores duplas da modalidade do Brasil, como as campeãs olímpicas Duda e Ana Patrícia.
Ao todo, serão 115 duplas participando do torneio realizado no Parque Novo Mato Grosso. Entre os competidores, estão ainda o campeão olímpico Alisson, os atletas olímpicos Evandro e Arthur Lanci, Carol Solberg, Rebecca e a dupla Thâmela e Vic, que ganhou nesta temporada duas etapas do circuito mundial e hoje lidera o ranking global de vôlei de praia na categoria feminina.
De Betim, Minas Gerais, três atletas competem nesta 5ª etapa do Circuito Brasileiro, todos alunos do projeto Viva o Esporte, realizado pelo Instituto Ramacrisna em parceria com a prefeitura de Betim. Entre as duplas, as atletas Emanuelly Pereira e a acreana Quemile Souza, que trouxeram o bronze recentemente na fase de Qidong, na China, do Beach Pro Tour – etapa Futures, que integra o Circuito Mundial de Vôlei de Praia e entram em quadra nesta sexta-feira, 18. Os atletas Alex Silveira , que faz dupla na competição com o paraense Vinícius Zad, e Rafaela Fonseca, que tem como parceira a atleta de Santa Catarina, Beatriz, disputaram o Torneio Principal na quinta-feira, 17, e, embora não tenham avançado para a fase de grupos, mostraram muita garra e superação em quadra.
As etapas do circuito brasileiro são divididas em Top 16 e Aberto. O Top 16 é disputado pelas 13 principais duplas do ranking nacional, mais os campeões do Aberto na etapa anterior e duas duplas convidadas. Já o torneio Aberto é uma competição de desenvolvimento importante para somar pontos no ranking. A dupla campeã garante vaga no Top 16 da etapa seguinte.
A quinta etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia é uma realização da Federação Mato-grossense de Voleibol e da Confederação Brasileira de Voleibol, com o patrocínio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secel.
Inspiração
A campeã olímpica Ana Patrícia, tem sido inspiração para muitos atletas, em especial, para os de Betim, Minas Gerais, que estreiam nesta etapa do campeonato. Emanuelly, Quemile, Alex e Rafaela, fazem parte do projeto Viva o Esporte, realizado pelo Instituto Ramacrisna, em parceria com a Prefeitura de Betim – projeto onde Ana Patrícia iniciou a sua carreira no vôlei.
A atleta foi descoberta em 2013, enquanto participava dos Jogos Escolares e competia pelo handebol na equipe da sua cidade natal, Espinosa, que fica no Norte de Minas. Sua performance chamou a atenção de um dos delegados e logo ela foi chamada para fazer um teste na Seleção Mineira de Vôlei de Praia.
Assim, Ana Patrícia se mudou para Betim e integrou a equipe treinada pelo técnico Giuliano Sucupira, do Projeto Viva o Esporte. No projeto ela aprendeu os fundamentos do vôlei de praia e logo se destacou. Em 2015, Ana Patrícia foi convocada para treinar no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema, conquistando os primeiros torneios a nível mundial. Em 2021, embarcou para a sua primeira disputa Olímpica e se tornou campeã.
Sobre o Viva o Esporte
O Projeto Viva o Esporte, realizado pelo Instituto Ramacrisna em parceria com a Prefeitura Municipal de Betim, promove o acesso gratuito a atividades físicas, esportivas, recreativas e de lazer para diversas comunidades da cidade. A iniciativa atende crianças a partir de 4 anos, adolescentes, jovens, adultos e idosos, incluindo pessoas com e sem deficiência, reforçando o compromisso com a inclusão e a qualidade de vida.
Em 2024, o projeto alcançou 5.866 participantes, totalizando 70.991 atendimentos em atividades esportivas – um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. Com essa expansão, o Viva o Esporte reafirma seu papel essencial na promoção da saúde, bem-estar e cidadania para a população de Betim.